Concordo com eles, falámos do outono e das suas características, mas também falámos dos frutos desta estação.
Sendo a semana de 14 a 18 a semana da alimentação , falámos dos frutos de outono, que a maioria desconhece .
Expressões - estampagem com rolhas de cortiça
Quando olhámos pela janela só vemos folhas amarelas. Conversámos sobre a cor das folhas nesta estação e fomos fazer um trabalho de estampagem com rolhas de carvalho e tinta Giotto.
Três de cada vez, vieram à mesa da professora onde estamparam as folhas nas árvores de papel.
Eis o resultado final . Ficaram bonitas, mas o tempo húmido e chuvoso não ajudou na secagem.
As folhas a cair pela árvore.. faz sentido.
Por fim, lá fomos elaborar o painel de outono , com os trabalhos.
Vê-las assim juntas parece um outono mais alegre e o resultado parece bem melhor.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Falámos sobre a importância da alimentação saudável. Vimos o que é uma alimentação saudável e não saudável . Vimos a roda dos alimentos e falámos sobre o seu significado e as porções corretas de cada alimento.
Fomos visitados por um grupo de alunos da Escola Superior de saúde, que também nos falaram do mesmo.
Pintámos de verde os alimentos saudáveis e de vermelho os que nos prejudicam.
Com a ajuda deles e da professora que nos leu as palavras, ligámos o nome de alimentos às imagens.
Rodeámos os alimentos saudáveis.
Escolhemos um lanche saudável para a menina.
Por fim, lá fomos nós pintar os alimentos da roda dos alimentos.
Não se foram embora sem nos deixarem uma surpresa , um saco que continha uma caneca, que levámos para casa.
Estávamos ansiosos para ver o que íamos fazer com tanta fruta que trouxemos de casa.
Tínhamos realmente uma boa variedade de fruta, muita trazida pelos alunos , outra trazida pela professora que também contribuiu.
Fomos nós que descascámos grande parte da fruta, embora tenhamos demorado imenso.
Pais e mães, desculpem o comentário , mas com seis anos , as crianças já deviam saber descascar uma peça de fruta. Fruta descascada e separada, em pratos, mesas limpas e mãos novamente lavadas.
uvas
pêssego
maçãs
banana que oxidou de tanto esperar...
quivi, laranja, e no prato da esquerda ameixa e pepino.
Este prato fez sucesso, foi a professora que o trouxe, manga, mirtilos , amoras e framboesas.
Distribuídos copos e colheres , fizemos a nossa própria salada de fruta. Cada um serviu-se da fruta que quis.
Cansados fomo-nos sentar a degustar a nossa salada de fruta.
Comemos bastante, até repetimos.
Hum ...mesmo saborosa!
No final, ainda levámos para o lanche das senhoras professoras e das funcionárias.
Estava mesmo muito boa! Eu garanto! Também comi!
Limpas as mesas, o chão e novamente lavadas as mãos , ninguém quis o pão do lanche.
Depois do recreio fizemos um trabalho de recorte de alimentos de panfletos publicitários.
Colámos os alimentos saudáveis num cartaz .
E os alimentos não saudáveis , noutro cartaz.
Esta roda dos alimentos , tem os alimentos destacáveis e vai servir , para de vez em quando fazermos uns jogos.
Assim ficou o painel dos alimentos na nossa sala .
Foi um dia muito cansativo , mas diferente, alegre e onde fizemos várias aprendizagens.
PROJETO "CONTA-ME UM CONTO "
Esta semana só tivemos tempo de ler o livro de Luísa Ducla Soares " Os ovos misteriosos".
Falámos sobre a personagem da galinha , a sequência , a atitude dela quando viu tantos ovos e tão diferentes. Percebemos que somos todos diferentes , mas merecemos todos um lar, amor e carinho. A nossa galinha gostava de todos os seus filhos , apesar de tão diferentes que até lhes fez um bolo com os seus pitéus preferidos. Desenhámos a capa do livro, pois a professora escondeu-o. Fizemos também a ilustração do bolo e preenchemos fichas de leitura, mas a professora não tem as fotos, pois o telemóvel ficou sem bateria. Coisas da tecnologia. na próxima semana, teremos aqui as fotos dos nossos desenhos.
De acordo com o projeto "Conta-me um conto", no fim de semana, as crianças levam dentro dum saco de lona , o livro estudado , para ser lido pela família.
Desta vez foi só uma criança.
Na segunda -feira a criança volta a trazer o livro , reconta a história à turma e mostra a ilustração feita pelos pais. Os educadores irão contribuir para o enriquecimento do projeto através da ilustração que pode ser feita utilizando materiais variados e até reciclados. Viva a criatividade.
Painel dos trabalhos já realizados pelos Pais.
Partindo da palavra ovos , aprendemos o "o", treinámo-lo no quadro e caderno e fizemos um jogo de correspondência letra imprensa/ manuscrita.
A professora distribuiu folhas por todos os meninos da turma, onde estavam desenhados o "O" minúsculo e maiúsculo, impresso e manuscrito , em várias cores .
A professora ia dizendo "queo os "Os" azuis , minúsculos e nós tínhamos de procurar o par e ir mostrar à turma.
Repetimos o jogo várias vezes , para ficarmos a conhecer bem estas letras.
PORTUGUÊS /EXPRESSÕES
Depois de treinarmos , numa ficha a grafia do "0/o" , fomos modelar em plasticina , a cesta dos ovos que a dona tirava à galinha todas as manhãs. Também fizemos o "o".
Fartei-me de rir com as cestas , não me parece que alguns ovos se aguentassem ali , por muito tempo.
Fizemos o melhor que sabíamos com muito gosto. Atenção , pais, os ovos coloridos têm a ver com a história, pois todos sabem que ovos verdadeiros, não têm essa cor.
PROJETO ECO-ESCOLAS
O canteiro estava cheio de ervas daninhas, pelo que estivemos a remexer a terra e arrancámos as ervas .
Algumas crianças queriam tanto mexer na terra que até o fizeram com a mão.
Limpámos e remexemos a terra, plantámos couves e alfaces.
As nossas couves, ainda não chegam para fazer sopa.
Também fizemos um cantinho de ervas aromáticas, salsa.
Precisamos de mais variedade de ervas aromáticas, pais.
Deixámos ficar alguma plantas do ano passado, mas as quais não sabemos o nome.
Por fim fomos regar as nossas plantas para que não morram à sede, mas com a chuva desta semana, não sei se vão aguentar.
Eis o nosso canteiro limpinho de ervas, só com legumes e ervas aromáticas.
Se para a semana estiver o tempo melhor iremos plantar novos legumes, temos sementes de abóbora, ervilhas e pepino. Cebola, grão de bico e batata também dava jeito , se alguém quiser enviar. Ah, não se esqueçam de mais ervas aromáticas .
Na nossa sala não há só bolinhas verdes, amarelas e vermelhas, também há prémios , para alunos que se esforçam , interessam-se trabalham e perseveram, vencendo as dificuldades que têm.
Queremos ser uma turma TOP , bom comportamento, cumprindo as regras e sendo educados, trabalhar bem e com trabalho bem feito e não feito à pressa , ou de qualquer maneira. Respeitar colegas e professores. E para quem se esforça , apesar de estar cansado, de lhe apetecer falar, ou brincar , mas não desiste e continua , para esses alunos há prémios.
Por esta semana é tudo , espero que tenham gostado e deixem os vossos comentários no blog, como de costume. Qual a atividade preferida deles, a que gostam menos o que gostariam de fazer de diferente, na escola. Aceitam-se sugestões. 😀💗
Bom dia.
ResponderEliminarÉ muito agradável acompanhar, semana a semana, o trabalho dos meninos. Gosto muito de me sentar, com o José Santiago, e recapitular as atividades da sala de aula. Ele também gosta bastante de recordar os trabalhos dele e os dos amiguinhos.
Esta semana, o José concentrou-se muito nas questões da alimentação. Em relação ao lanche de dia 16, o que ele achou mais "estranho" foi comer pepino na salada de fruta (adorou, mas está mais habituado a comer, à refeição, com salada e com tempero)! :)
Há crianças que trazem para lanche pepino, cenoura e tomate cherry, o que acho muito engraçado, nem todos consideram estes alimentos como fruta, mas sim, como legumes. Podem enquadrar-se nos legumes , mas comer-se como fruta.Beijinhos.
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarGosto imenso ver os trabalhos desenvolvidos em conceito de aula. Noto que têm noção da realidade que os rodeiam mas com sentido critico e estético. Boa continuação e beijinhos.
Obrigada, esforço-me para isso.
ResponderEliminar