Desejo que gostem das nossas atividades e que participem enviando comentários, para nos entusiasmar e poder ter feedback do Blog. As vossa sugestões são também, sempre, bem -vindas.
Preparação do ano letivo
Preparar o espaço onde as crianças vão ser recebidas e trabalhar é muito importante. É muito triste entrar num pavilhão onde tudo é cinzento , ou branco. Então deitei mãos à obra e resolvi enfeitar os espaços exteriores da sala, bem como a própria sala. Definir como vão ficar as mesas,, os diversos cantos , para que as crianças saibam, logo desde o início as dinâmicas da sala de aula.Ilustração da porta dando as boas-vindas a todas as estrelinhas da sala 9.
Os cabides com os nomes para cada aluno identificar o seu nome e guardar os casacos.
No interior da sala as regras a vigorar na sala de aula encontram-se expostas.
Como ainda não sabemos ler , temos um cartaz com imagens , bem explícito, também sobre as regras da sala de aula.
Ainda de acordo com as regras temos as palavrinhas mágicas, para não nos esquecermos de sermos gentis uns para os outros.
O nosso mapa de presenças , por enquanto ainda é a professora que faz a chamada, mas, muito em breve haverá um responsável para a tarefa.
A disposição das carteiras na sala também é importante. É bom que as crianças tenham oportunidade de se olhar, ver e conhecer. A opção em fila restringe um pouco essa tarefa pois apenas veem as cabeças dos colegas da frente. Com as carteiras em formato "U" , além de todos os alunos se verem , também se torna mais fácil deslocarem-se pela sala.
Regras e comportamentos andam de mãos dadas. O nosso semáforo do comportamento, que, esta semana esteve inativo , por ser a primeira semana , mas muito em breve irá entrar em ação. Cada mola tem um nome de uma criança e conforme o comportamento exibido ao logo do dia , as molas poderão mudar de posição. Este semáforo tem a ver não só com cumprimento das regras da sla de aula, mas também, não acabar os trabalhos dentro do prazo estabelecido, estar sempre na brincadeira ou conversa, bater nos colegas no recreio, ou na sala. Haverá uma ficha para registo diário e no final do mês os pais receberão as surpresas.
O nosso cantinho da leitura. Quando acabámos um trabalho , mais cedo, podemos dirigir-nos para lá.
Pormenor do chão , para podermos estar sentados.
Temos brinquedos, almofadas e muitos jogos.
Os jogos que temos à nossa disposição.
Nós já a usufruirmos do cantinho dos jogos. Merecemos acabámos o trabalho antes de tocar para o almoço.
Objetivo acertar com uma bola no número que se situa no centro.
Frutos : uvas maçãs e amoras.
Receção aos alunos
Apadrinhamento dos alunos do 1º ano
Caixa com os nomes dos alunos do 1º ano.
Certificado de Boas-Vindas aos meninos do 1º ano.
Cesta com os nomes dos alunos do 4º ano.
A professora tirava um papel com o nome de um aluno do 1º ano , a seguir a professora do 4º ano tirava um papel com o nome de um menino do 4º ano , que seria o padrinho, ou , madrinha do aluno do 1º ano.
Padrinhos atrás , afilhados à frente, sentados . É função do padrinho/a) proteger o afilhado, convidá.lo para brincadeiras, dar-lhe a conhecer o espaço escolar, acompanhá.lo à cantina, defendê.lo no caso de lutas.
Deslocação para a cantina e mãos dadas entre afilhados e padrinhos.
Bom almoço a todos neste primeiro dia de escola.
SURPRESA
Uma recordação do primeiro dia de escola. Depois envio por email para cada encarregado de educação sem o filtro.
Fica a ideia , não posso estar a colocar todos aqui, muito em breve recebem no vosso e-mail.
Identificação do seu nome em letra manuscrita
Diariamente, as nossas atividades iniciam-se com a canção :"Bom dia" aos alunos que vão chegando e de seguida, depois de olhar para o seu próprio nome durante um bocadinho, cada aluno vem buscar o seu.
PROJETO "CONTA-ME UM CONTO "
Iniciámos o projeto "Conta-me um conto "com a história de Luísa Ducla Soares "O Ratinho Marinheiro"
A professora leu-nos a história , falámos sobre a mesma , esclarecemos algum vocabulário desconhecido. Explorámos as imagens da história , no final fomos fazer o desenho e o grafismo do mar.
De seguida fomos treinar o grafismo do mar, numa folha e no caderno.
Expressão e Educação Física
Reconhecer as partes do seu corpo
Como forma de ajudar as crianças a ter uma noção correta da localização das partes do corpo- Noção corporal ,fizemos um jogo : "O Rei Manda":
O Rei manda colocar os joelhos no chão.
O rei manda colocar as mãos no ar.
O rei manda colocar as mãos na parede.
O rei manda colocar as mãos nos pés.
O Rei manda andar com os pés e as mãos no chão.
O rei manda andar ao pé coxinho com a perna esquerda.
O rei manda por as mãos nos joelhos.
O rei manda por as costas no chão.
O rei mandou por a barriga no chão
O rei mandou por a cara no chão.
O rei manda por a cabeça na parede
O rei manda encostar o rabo à parede.
O rei manda por as mãos no rabo.
O rei manda encostar as costas ao colega.
O rei manda fazer grupos de dois
O rei manda dar um abraço ao colega
O rei manda deitar no chão , fechar os olhos e respirar. Inspirar, expirar...
E assim de forma calma e relaxada acabou a nossa aula sobre as partes do corpo.
Esperamos que tenham gostado de ver as fotos da nossa primeira semana na escola do 1º Ciclo e ver algumas das nossas atividades. Deixem a vossa opinião , nós agradecemos.
Até breve!
Muito lindo a ariana esta adorar a escola até vai com vontade 😀
ResponderEliminarAinda bem que a menina está a gostar da escola.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigada pela partilha! É sempre bom poder visualizar as atividades que os nossos filhos estão a desenvolver! Mais do que os ouvir é interessante ter uma imagem! Continuação de bom trabalho! A mãe do Miguel Moreira Trindade
ResponderEliminarObrigada Ainda bem que o menino está a gostar.
EliminarParabéns aos Tesourinhos e à professora Paula.
EliminarIdeia muito original.
Bom trabalho a todos.
Beijinhos
Desde já aproveito para felicitar pela iniciativa,acho uma ótima e original ideia, parabéns!
ResponderEliminarQue venham muitas semanas criativas e animadas como esta.👏🍀
Boa fim de semana 😊
Obrigada pelo seu incentivo. Ainda bem que as crianças gostaram da escola.
EliminarMuito bom, como sempre!!! Este ano estamos mais perto professora Paula. A animação da hora do projeto "Sim, Somos Capazes" deixa as crianças maravilhadas.
ResponderEliminarFico à espera da ajuda para o meu canteiro da "Horta pedagógica". Obrigado .
EliminarÉ muito bom, nesta que fase de mudança, as crianças quererem ir para a escola e gostarem do que lá fazem!
ResponderEliminarO Bernardo está a adorar!
Estas imagens valem mais do que mil palavras ou explicações!
Muitos parabéns Prof. Paula.
Mãe do Bernardo.
Obrigada, ainda bem que as crianças gostaram da escola.
EliminarMuitos parabéns, uma boa iniciativa 😊. Assim sempre estamos mais próximos das atividades dos nossos educandos. Bom fim de semana.
ResponderEliminarObrigada é esse um dos objetivos do Blog.
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa... Ficamos muito mais preenchidos com toda esta partilha e desenvolvimento feito através do blog. Obrigada
ResponderEliminarObrigada eu pelo vosso incentivo.
ResponderEliminarObrigada pela partilha do que a prof. Paula viu e fez com os nossos tesourinhos nesta primeira semana .
ResponderEliminarSão iniciativas destas que faltam em muitas escolas, deixar as crianças serem crianças e incutindo ao mesmo tempo responsabilidade e o sentido que estão lá também para aprender e respeitar.
Estou 100% satisfeita com o blog.
Acho uma ideia genial, parabéns e bom trabalho
Mãe do Diego Rafaelo Machado
Louvo a iniciativa e o projeto. Parabéns Professora Paula!
ResponderEliminarAssim, através do blog, será mais fácil acompanhar o trabalho e a evolução dos n/ tesourinhos.
Parabéns pela iniciativa!
ResponderEliminarUma semana recheada de atividades e de animação!🌸👍👌✌
ResponderEliminarO Lucas gostou muito da sua primeira semana na escola!
Obrigada pela partilha, iniciativa, cuidado e atenção para com os nossos/seus meninos!🍀🍀
Obrigada , faço tudo com muito entusiasmo para os ver felizes
EliminarMagníficos que seja uma etapa cheia de sucesso a carolina está adorar
ResponderEliminarFico grata pelo comentário. O meu trabalho é para o sucesso das crianças.
ResponderEliminar