Esta semana, demos continuidade ao trabalho , desenhámos um corpo em tamanho real.
Um colega nosso ofereceu-se e contornámos o seu corpo, com marcador, em papel de cenário. Ficou assim:
De seguida, fomos preenchendo o desenho com as partes do corpo em falta.
Na cabeça desenhámos os olhos e o cabelo.
O nariz e a boca.
Pintámos-lhe o cabelo .
Entretanto, no lugar os outros meninos iam recortando um puzzle do corpo humano de uma menina e de um menino, tendo depois, de colar as diversas partes do corpo , no lugar certo.
Entretanto, à vez , cada um vinha pintar e completar o desenho em ponto grande.
Finalizado o trabalho, a professora recortou-o melhor e foi exposto na sala.
Foram identificadas e escritas algumas partes do corpo.
Eis o resultado . Um pouco torto, mas, com o essencial. Aprendemos que as meninas pertencem ao sexo feminino e os meninos ao sexo masculino. Tivemos algumas dificuldades nestas palavras compridas.
Entretanto, os nossos colegas também terminaram o trabalho do puzzle.
Depois, a professora pediu-nos para desenharmos o nosso corpo completo, eis os resultados :
Ficaram todos muito giros e completos.
MATEMÁTICA
Formação de conjuntos segundo os critérios: cor,forma, tamanho e espessura
Fomos jogar fazendo conjuntos com arcos e os blocos lógicos, de acordo com o critério pedido pela professora.
Formar conjuntos segundo o critério cor.
Critério forma.
Critério espessura e forma.
Critério forma
Critério forma e espessura
Todos participámos, divertimo-nos e aprendemos através do jogo e da manipulação.
Ainda na continuação desta atividade , a professora pediu-nos que formássemos desenhos , utlilizando os blocos lógicos.
Fizemos o contorno das peças , para depois pintar ao nosso gosto.
Nem todos os meninos tiveram tempo de pintar.
Imaginem lá o que é?
Uma televisão e um microfone.
Pura criatividade.
Nem todos conseguiram terminar a tarefa, mas na próxima vez que fizermos este trabalho irão sair coisas mais engraçadas. Afinal, foi a primeira vez , nunca tínhamos feito tal trabalho. Gostámos muito.
PROJETO "CONTA-ME UM CONTO"
Este projeto baseia-se na necessidade que as crianças têm de ouvir ler histórias. Colocá-las em contato com os livros , estimular, em crianças que ainda não sabem ler , o desejo de dominar os mecanismos da leitura, para se tornarem elas, também leitores, sensibilizar a criança para a leitura , oferecendo-lhe diferentes contatos com o texto escrito.
Esta foi a história contada, de Luísa Ducla Soares, "Uma história de dedos". Não poderia ser mais adequada e dentro do contexto que temos vindo a falar: o corpo humano.
Com esta história aprendemos que temos cinco dedos em cada mão e que os mesmos têm nomes : mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolos e mata piolhos...ahahahaah não se riam , pois quando eles aparecem na nossa cabeça é com esses dois dedos que os matam. Os adultos dão-lhes outros nomes, mínimo , anelar, médio, indicador e polegar.
Nós gostámos do fura bolos, ihihihihhhi, quem nunca espetou esse dedo num bolo ou num pudim?
Só não o metam no nariz, é feio e ele não gosta.
Partindo da história contornámos a mão direita e esquerda ,em folhas de cartolina, recortámos e vejam o que surgiu.....
Ah! Não foi nada fácil recortar as mãos , deu-nos muito trabalho , mas resultou neste bonito trabalho:
Uma árvore de outono construída com as nossas próprias mãos.
E não faltaram os cogumelos e ouriços cacheiros, próprios desta estação.
Não ficou bonita , a nossa árvore?
Por esta semana foi tudo , espero que tenham gostado dos nossos trabalhos, deixem os vossos comentários.
Até breve!
Adorei a vossa semana... Cheia de criatividade. Trabalhos fantásticos.
ResponderEliminarObrigada.
EliminarMais uma vez adorei os trabalhos que são feitos sem dúvida que assim aprendem a gostar... Parabéns professora pela iniciativa. A ariana adora...
ResponderEliminarMuito obrigada, ainda bem que ela adora.
EliminarCom estas atividades aprender é mais fácil e divertido! Dá vontade de voltar! Parabéns pelo trabalho e grande criatividade!
ResponderEliminarObrigada também penso assim , aprender a brincar.
EliminarSegundo alguns académicos o conhecimento do próprio corpo é fundamental para as pré-competências da leitura. Parece-me um bom exercício.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarA Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Por sua vez, o corpo é o lugar onde se dá toda a experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica informações e diversão à criança, fazendo com ela possa não só conhecer seu próprio corpo, mas também a formação geral como ser humano.
Eliminar👍❤
ResponderEliminarProf. Isabel
ResponderEliminarMuitos parabéns, aprender a brincar é o sonho de qualquer criança, e os nossos filhos têm essa sorte!
Continuação de bom trabalho.
Mãe do Bernardo
Obrigada pelo incentivo.
ResponderEliminarBoa tarde, espero que o material e os jogos que lhe enviei sejam úteis.Se precisar de alguma coisa em especial, diga. Já agora, o Diego está a adorar a escola, beijinhos.
ResponderEliminarAh, então foi a senhora que enviou aquele saco , passei a semana sem quase tocar nele , pois ninguém me soube explicar o que era e pensei que era material dos professores AEC. Obrigada pela atenção.
ResponderEliminar