segunda-feira, 14 de outubro de 2019

AS EXPRESSÕES NA TURMA DO 1º ANO

Este ano letivo  as expressões tiveram um aumento na mancha curricular para  quatro horas semanais, mais uma hora apenas para expressão e educação Física.
De acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico, "As expressões , ou artes, são elementos indispensáveis no desenvolvimento pessoal,social e cultural do aluno, são formas de saber que articulam imaginação , razão e emoção. Nesta perspetiva, as várias formas de expressão devem ser encaradas como contribuindo para o desenvolvimento da criatividade,imaginação e do sentido estético.
As diversas formas de artes permitem :
- um espaço de liberdade e prazer;
- desenvolvem a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas;
- desempenham um papel facilitador na inclusão de crianças com problemas e dificuldades;

Nas turmas em que leciono não gosto da compartimentação do horário praticado à semelhança dos outros ciclos. O 1º Ciclo é , por inerência um ciclo em que o professor deve promover a flexibilização e interdisciplinaridade . Posso dar matemática utilizando expressão físico motora, jogos. Posso dar português e incluir a música e expressão plástica. É isso que faço e que tem dado tão bons resultados. Pratico o desenvolvimento integral do aluno.

PORTUGUÊS E AS EXPRESSÕES


Nas aulas de Português temos aprendido as vogais , já demos o "u /i " e os respetivos ditongos.
Para o grafema "u" a palavra chave foi "Uvas" , para isso lemos a história de La Fontaine, numa versão simplificada "A raposa e as Uvas"


Depois de feita a exploração e compreensão da história destacou-se a palavra "uva", sublinhou-se com bolinhas os sons diferentes da palavra, bateram-se as sílabas e destacou-se o "u". Treinou-se a grafia em letra cursiva/manuscrita . Mais tarde pintámos uvas com os dedos e tinta.

Falámos ainda do ritual desta época do ano , as vindimas, vimos imagens na internet, sobre como se esmagavam as uvas antigamente e como se faz agora.




Desta forma elaborámos , também , o painel de acesso à sala.

No dia seguinte, continuámos a grafia do "u/U" minúsculo e maiúsculo e fizemos jogos de correspondência com letras móveis. De seguida fomos modelar uvas em plasticina e também os respetivos grafemas.








Pergunto-me se as crianças comem uvas. É que as uvas que modelaram foram tão pequeninas , quase minúsculas , saíram maiores as letras que as uvas.

Ainda no contexto do Português e do "u" recortámos a letra de jornais e revistas e colámos numa folha preparada para o efeito. 


Esta atividade serviu, não só para a identificação do grafema , mas também para recorte e pintura.










Todos os trabalhos cumpriram os objetivos propostos.




A "Galinha ruiva " de António Torrado foi a história escolhida para o estudo dos ditongos "ui e iu".

A professora fez a narração da história e fomos explorando , as imagens, a sequência da narrativa, as cores , atitudes das personagens. De seguida , procedeu-se ao trabalho da consciência fonológica , escrevendo várias palavras , no quadro, tendo os alunos de identificar sons diferentes, sílabas , as vogais já das que marcaram com cores diferentes. Após o qual surgiu o ditongo "ui" e "iu". Fizemos jogos com letras móveis , para formar os ditongos e proceder à sua leitura.

Depois deste trabalho, os alunos tiveram de recortas um puzzle de uma galinha e voltar a montá-lo e colar no caderno.




Algumas crianças manifestaram algumas dificuldades, na montagem do puzzle.











A criatividade não pode nem deve ser criticada.

PROJETO "CONTA-ME UM CONTO"

Todas as atividades de narração de histórias estiveram incluídas no Projeto de Turma "Conta-me um Conto". Tal como já é costume, no fim de semana, alguns alunos levam as histórias lidas durante a semana , para casa, para partilha com os pais. O resultado, além da leitura da história é um trabalho sobre a história elaborado pelos pais.



Mas que bonito trabalho! Parabéns aos pais.




Este também está muito bonito. Parabéns!


Os trabalhos já estão no nosso painel.
Obrigada pais , pela vossa participação. Contem histórias aos vossos filhos, irão ser certamente ótimos leitores. Terão uma boa criatividade, escreverão sem erros, saberão estruturar melhor um discurso oral , como escrito. Ganharão poder de argumentação. O leitor começa no berço.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA


Todas as semanas temos uma aula de Expressão e educação Física  onde fazemos jogos e apurámos alguma habilidades motoras.


Jogo da "Centopeia", os alunos formaram duas filas e tinham de se segurar uns aos outros percorrendo o percurso sem partir a centopeia.



Não foi um jogo muito fácil.

De seguida 


deslocar-se com os pés e mãos no chão.




Foi um jogo divertido e muito participado e com muita risada.


Depois é que foi...saltar ao pé coxinho...não é o nosso jogo preferido, pois cansa-nos muito.




Apesar da dificuldade lá conseguimos fazer a atividade, com algumas quedas pelo caminho e paragens.

TRABALHAR AS REGRAS E AFECTOS COM EXPRESSÃO MUSICAL



Somos uma turma do 1º ano e ainda temos dificuldade em cumprir as regras da sala e expressar afectos entre nós.
Através da Expressão Musical , temos ouvido e cantado, canções sobre estes temas.


Há palavras que são mágicas e aquecem o nosso coração. Temos ainda alguma dificuldade em lembrar-mo-nos delas , por isso a professora coloca no quadro interativo , Youtube,  ouvimos canções sobre estes temas.
 "Bom Dia" de Maria Vasconcelos
"Não custa nada ser educado" de Maria Vasconcelos

Devagarinho, vamos aprendendo a ser meninos e meninas com melhores comportamentos e sentimentos. Temos falado muito sobre as regras da sala e da sociedade , em geral, pois alguns meninos magoam-se muito uns aos outros. Queremos ser uma turma TOP, com comportamento de excelência.

PROJETO ECO-ESCOLAS

Recolha de escova de dentes usadas

A nossa escola juntou-se à atividade do restante Agrupamento,"Recolha de escovas de dentes usadas"


A professora do 2º ano fez o escovão, a caixa, para colocarmos as escovas usadas, já lá há algumas, mas precisamos de mais. Vamos todos aderir a esta atividade e trazer de casa as escovas de dentes que já estão gastas para poderem ser recicladas.

Estas atividades foram da semana passada, espero que tenham gostado. Coloquem as vossas dúvidas sugestões e comentários, nós gostamos de saber a vossa opinião.

Até para a semana.💓😃








2 comentários:

20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DO PIJAMA

                                                         No passado dia 20 de novembro , celebrou-se pelas creches , jardins de infância e...