De acordo com o Currículo Nacional do Ensino Básico, "As expressões , ou artes, são elementos indispensáveis no desenvolvimento pessoal,social e cultural do aluno, são formas de saber que articulam imaginação , razão e emoção. Nesta perspetiva, as várias formas de expressão devem ser encaradas como contribuindo para o desenvolvimento da criatividade,imaginação e do sentido estético.
As diversas formas de artes permitem :
- um espaço de liberdade e prazer;
- desenvolvem a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas;
- desempenham um papel facilitador na inclusão de crianças com problemas e dificuldades;
Nas turmas em que leciono não gosto da compartimentação do horário praticado à semelhança dos outros ciclos. O 1º Ciclo é , por inerência um ciclo em que o professor deve promover a flexibilização e interdisciplinaridade . Posso dar matemática utilizando expressão físico motora, jogos. Posso dar português e incluir a música e expressão plástica. É isso que faço e que tem dado tão bons resultados. Pratico o desenvolvimento integral do aluno.
PORTUGUÊS E AS EXPRESSÕES
Para o grafema "u" a palavra chave foi "Uvas" , para isso lemos a história de La Fontaine, numa versão simplificada "A raposa e as Uvas"
Depois de feita a exploração e compreensão da história destacou-se a palavra "uva", sublinhou-se com bolinhas os sons diferentes da palavra, bateram-se as sílabas e destacou-se o "u". Treinou-se a grafia em letra cursiva/manuscrita . Mais tarde pintámos uvas com os dedos e tinta.
Falámos ainda do ritual desta época do ano , as vindimas, vimos imagens na internet, sobre como se esmagavam as uvas antigamente e como se faz agora.
Desta forma elaborámos , também , o painel de acesso à sala.
No dia seguinte, continuámos a grafia do "u/U" minúsculo e maiúsculo e fizemos jogos de correspondência com letras móveis. De seguida fomos modelar uvas em plasticina e também os respetivos grafemas.
Pergunto-me se as crianças comem uvas. É que as uvas que modelaram foram tão pequeninas , quase minúsculas , saíram maiores as letras que as uvas.
Ainda no contexto do Português e do "u" recortámos a letra de jornais e revistas e colámos numa folha preparada para o efeito.
Esta atividade serviu, não só para a identificação do grafema , mas também para recorte e pintura.
Todos os trabalhos cumpriram os objetivos propostos.
A "Galinha ruiva " de António Torrado foi a história escolhida para o estudo dos ditongos "ui e iu".
A professora fez a narração da história e fomos explorando , as imagens, a sequência da narrativa, as cores , atitudes das personagens. De seguida , procedeu-se ao trabalho da consciência fonológica , escrevendo várias palavras , no quadro, tendo os alunos de identificar sons diferentes, sílabas , as vogais já das que marcaram com cores diferentes. Após o qual surgiu o ditongo "ui" e "iu". Fizemos jogos com letras móveis , para formar os ditongos e proceder à sua leitura.
Depois deste trabalho, os alunos tiveram de recortas um puzzle de uma galinha e voltar a montá-lo e colar no caderno.
Algumas crianças manifestaram algumas dificuldades, na montagem do puzzle.
A criatividade não pode nem deve ser criticada.
PROJETO "CONTA-ME UM CONTO"
Todas as atividades de narração de histórias estiveram incluídas no Projeto de Turma "Conta-me um Conto". Tal como já é costume, no fim de semana, alguns alunos levam as histórias lidas durante a semana , para casa, para partilha com os pais. O resultado, além da leitura da história é um trabalho sobre a história elaborado pelos pais.
Mas que bonito trabalho! Parabéns aos pais.
Este também está muito bonito. Parabéns!
Os trabalhos já estão no nosso painel.
Obrigada pais , pela vossa participação. Contem histórias aos vossos filhos, irão ser certamente ótimos leitores. Terão uma boa criatividade, escreverão sem erros, saberão estruturar melhor um discurso oral , como escrito. Ganharão poder de argumentação. O leitor começa no berço.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogo da "Centopeia", os alunos formaram duas filas e tinham de se segurar uns aos outros percorrendo o percurso sem partir a centopeia.
Não foi um jogo muito fácil.
De seguida
deslocar-se com os pés e mãos no chão.
Foi um jogo divertido e muito participado e com muita risada.
Depois é que foi...saltar ao pé coxinho...não é o nosso jogo preferido, pois cansa-nos muito.
Apesar da dificuldade lá conseguimos fazer a atividade, com algumas quedas pelo caminho e paragens.
TRABALHAR AS REGRAS E AFECTOS COM EXPRESSÃO MUSICAL
Através da Expressão Musical , temos ouvido e cantado, canções sobre estes temas.
Há palavras que são mágicas e aquecem o nosso coração. Temos ainda alguma dificuldade em lembrar-mo-nos delas , por isso a professora coloca no quadro interativo , Youtube, ouvimos canções sobre estes temas.
"Bom Dia" de Maria Vasconcelos
"Não custa nada ser educado" de Maria Vasconcelos
Devagarinho, vamos aprendendo a ser meninos e meninas com melhores comportamentos e sentimentos. Temos falado muito sobre as regras da sala e da sociedade , em geral, pois alguns meninos magoam-se muito uns aos outros. Queremos ser uma turma TOP, com comportamento de excelência.
PROJETO ECO-ESCOLAS
Recolha de escova de dentes usadas
A nossa escola juntou-se à atividade do restante Agrupamento,"Recolha de escovas de dentes usadas"
A professora do 2º ano fez o escovão, a caixa, para colocarmos as escovas usadas, já lá há algumas, mas precisamos de mais. Vamos todos aderir a esta atividade e trazer de casa as escovas de dentes que já estão gastas para poderem ser recicladas.
Estas atividades foram da semana passada, espero que tenham gostado. Coloquem as vossas dúvidas sugestões e comentários, nós gostamos de saber a vossa opinião.
Até para a semana.💓😃
Fantástico mais uma vez 👏👏👏 que continuem assim 😍 mãe da ariana
ResponderEliminarObrigada.
ResponderEliminar